CDU alerta para dívidas da Câmara Municipal

Calamidade financeira <br>em Gaia

«O município de Vila Nova de Gaia vive uma situação de autêntica calamidade financeira, resultante da desastrosa gestão dos anteriores mandatos, por parte da coligação PSD/CDS», alerta a CDU.

Novas dívidas poderão chegar aos 20 milhões de euros

Em nota de imprensa, os eleitos do PCP e do PEV nos órgãos autárquicos do concelho de Vila Nova de Gaia dão conta, para além das «pesadas dívidas relacionadas com pendências judiciais», de «novas dívidas entretanto reveladas» que poderão «alcançar o montante de cerca de 20 milhões de euros», obrigando o município «a contrair um vultuoso empréstimo», que será votado ainda este mês de Janeiro.

«Tal operação», na opinião dos comunistas e dos ecologistas, «terá sérias repercussões e condicionará a gestão municipal, tanto na actividade corrente, como na política de investimentos, como, alegadamente, no quadro de pessoal».

Por tudo isto, a CDU reafirma que «não aceitará que sejam os trabalhadores a pagar os erros e desmandos da anterior gestão», para os quais repetidamente e publicamente alertou, e lamenta que «o PS, juntamente com o PSD e o CDS, tenham rejeitado a auditoria externa que no início do mandato propôs».

Manifestando «divergências com a estratégia de desenvolvimento da actual maioria», agora do PS, a Coligação PCP/PEV considerou ainda como relevantes as incertezas e as indefinições que pesam sobre o Plano de Actividades e o Orçamento para 2016, justificando, desta forma, a sua abstenção na votação da última Assembleia Municipal, realizada no dia 29 de Dezembro.

Neste órgão autárquico, a CDU manifestou ainda o seu desacordo com as decisões tomadas quanto ao IMI, a Derrama e a Taxa Municipal dos Direitos de Passagem, e lamentou que a Revista Municipal, diferentemente do que acontecia no mandato anterior, não reserve espaço para a colaboração dos grupos políticos representados nos órgãos autárquicos.




Mais artigos de: Nacional

Pecuária em crise

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reclama medidas de apoio para os sectores da pecuária, leite e carne, de forma a proporcionar o escoamento, a melhores preços, da produção pecuária nacional.

Luta devolve hospital

Depois de muitos anos de luta, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, deu luz verde para a construção do hospital do Seixal. A informação foi avançada no dia 29 de Dezembro, após uma reunião com os presidentes das câmaras municipais do Seixal, Almada e Sesimbra.

Precariedade <br>no Porto de Lisboa

No final de uma reunião com o Sindicato dos Estivadores, João Ferreira, vereador do PCP na Câmara de Lisboa, solicitou a intervenção do Governo e da autarquia sobre a situação laboral no Porto de Lisboa. «Da parte do Governo, tem de...

Gestão exemplar em Almada

O município de Almada – Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento – fechou, no dia 30 de Dezembro, as contas do exercício de 2015 com uma taxa de execução orçamental de cerca de 87,5 por cento e sem dívidas a fornecedores....

Desmascarar a exploração

No Dia Internacional dos Migrantes, assinalado a 18 de Dezembro, a Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), que a JCP integra, alertou para a situação dos refugiados que chegam à Europa «fugindo da guerra e da miséria»,...

Lojas da Pluricoop ameaçadas

Em processo de recuperação económica, com plano de viabilização aprovado e homologado, em fase de concretização do financiamento e dos planos de pagamentos previstos, a Pluricoop, CRL, está impossibilitada de continuar a sua actividade devido ao corte de...